sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O ENSINO ESTRUTURADO PARA AUTISTAS NA ABORDAGEM TEACCH




 Professoras ministrantes:
 

Adriana Helena Bueno Vieira
Graduada  em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialização em Educação Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Neurociência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Formação no Currículo Funcional Natural pelo Centro Ann Sullivan Del Peru. Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolin – Chappel Hill – USA . Atualmente é Diretora do Complexo Educacional AMEDUCA - Uberlândia. Consultora Educacional do Centro de Educação Especial Essencial – Belo Horizonte/Minas Gerais. Consultora Educacional da APAE de Belo Horizonte. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial , atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades cognitivas e metacognitivas, programas de intervenção, transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual, distúrbio de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Maria Elisa Granchi Fonseca
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização em Didática do Ensino Superior pela FEAP-SP. Especialização em Arteterapia pelo Núcleo de Arte e Educação de São José dos Campos/SP. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina – Charlotte – USA.  É coordenadora geral do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP desde 1993 onde desenvolve programas de intervenção condutual e psicopedagógica para alunos com autismo.  Consultora na área da Educação Especial nas áreas de diagnóstico comportamental, levantamento de habilidades, programação escolar e currículo. Supervisora de atendimentos á autistas nas APAEs. Professora universitária em cursos de Pós Graduação em Educação Inclusiva e Arteterapia.

§  Valor do curso  R$ 150,00

§  Carga Horária - 40 horas

§  Público Alvo - profissionais que atuam com alunos com transtorno do espectro autista de 3 a 14 anos e interessados em geral.

§  Objetivo - Com conteúdo disponibilizado pela Apae de Pirassununga/SP, tem como objetivo capacitar os participantes do curso para compreender o funcionamento das crianças com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo TEACCH apresentado estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.

§  Metodologia - leitura de textos, aplicação de questionários, indicação de filmes, realização de atividades práticas, participação em fóruns, chats e avaliação.

§  Conteúdo programático:

MÓDULO I - 10 horas - Caracterizando a clientela

Unidade 01 –  Autismo (histórico, definição, características, diagnóstico (M-CHAT,  CARS, DSM – IV TR  e CID 10) – leitura do texto I: “Transtorno do Espectro Autista”; leitura do texto II “Identificação precoce dos transtornos do autismo”;   indicação de filmes; fórum de discussão dos textos  I e II; tarefa prática: observação de um caso para levantamento dos sinais.
Unidade 02 - Aprendizagem e autismo - texto III “Autismo e estilos de aprendizagem”, fórum de discussão e atividade (questionário).

MÓDULO II – 20 horas – O modelo  TEACCH

Unidade 03 – O modelo TEACCH (histórico, princípios,   fundamentação básica, objetivos, teorias subjacentes; desmitificando o assunto) – leitura de texto IV “O programa TEACCH” e discussão dos itens para análise,  participação no fórum.
Unidade 04 –  Método de Ensino, elaboração de atividades e critérios para a confecção de materiais; conhecendo os  níveis de trabalho (nível I, nível II, nível III e nível IV)  – leitura do texto V “Elaborando tarefas na perspectiva TEACCH”; discussão no fórum; atividade prática            confecção de tarefas e aplicação com crianças com autismo; envio de relatório das atividades.

Módulo III 10 horas – Adequações curriculares para o trabalho com autistas
 Unidade 05 Currículo Escolar; Objetivos educacionais (educação infantil e ensino fundamental), leitura do texto VI “Conversando sobre objetivos educacionais”; discussão no fórum e chat e atividade (questionário com análise crítica).
Unidade 06 – Adequando tarefas com apoio de estruturas visualmente mediadas; leitura do texto VII “Compreendendo o uso da estrutura na elaboração de materiais”.  Atividade avaliativa: elaboração de tarefas estruturadas a partir de um material de origem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário