sábado, 28 de maio de 2011

ONU reconhece autismo como deficiência protegida pela Convenção





Tradução para o português:
O Autismo é uma deficiência complexa, que se manifesta de variadas formas e pode causar bastante desconforto para os que tem e para os que cuidam deles. 
Também é pouco compreendido. Mas, como nós aprendemos mais, torna-se claro que todas as crianças e adultos com autismo podem levar uma vida plena e significativa na sociedade.
Para isso, eles só precisam de maior compreensão e apoio. 
Pessoas com deficiência tem uma dupla carga. Eles enfrentam os desafios diários de sua condição e também as atitudes negativas da sociedade, como apoio insuficiente e a discriminação.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor em maio de 2008*, é uma ferramenta poderosa para corrigir essas injustiças.
No dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, conclamo todos os Governos para reafirmar seu compromisso para tornar os Direitos Humanos Universais e uma realidade para todos os que vivem com Autismo. Vamos pesquisar e trabalhar juntos por uma sociedade justa e inclusiva para todos.
Secretário Geral Ban Ki-moon
Mensagem para o dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, 2 de abril de 2010
 
*NT no Brasil em Julho de 2008.
Traduzido por Alexandre Mapurunga
Veja mais em http://www.un.org/en/events/autismday/
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
 
Fonte BLOG Inclusão e Diversidade

Um comentário:

  1. Pessoal,
    A noticia nao é nova porém, precisamos saber e nos lembrar disto pois nosso pais é um dos paises membro da ONU então deve apoiar esta iniciativa e nós como cidadão devemos cobrar de nossos representantes!!! BH já esta caminhando nesta direção devemos nos mobilizar para que isso se concretiza atraves de uma lei o projeto já foi feito precisamos ficar atentos a isso!!

    ResponderExcluir