domingo, 11 de setembro de 2011

ANDA Montes Claros

Entidade de auxilio ao autista ganha terreno
 
 

Após a concessão do título de utilidade pública municipal proposta pelo vereador Valcir Soares (PTB), através da Lei nº 4.248/2010, os vereadores de Montes Claros aprovaram por unanimidade a doação de um terreno na cidade para a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (ANDA), na manhã de terça-feira, 05. O Projeto de Lei é de autoria do executivo.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Valcir Soares, 60 famílias são beneficiadas com os serviços prestados pela entidade e, a doação de um terreno vai complementar ainda mais, para que outras famílias também sejam auxiliadas pela associação.
No momento da aprovação do PL, Valcir observou que a entidade já conseguiu R$ 14 mil para construção do muro no terreno doado pela prefeitura. "O pessoal da Anda já conseguiu até recursos para murar o terreno. Essa doação é de suma importância para Montes Claros e par ao Norte de Minas. Todos os parlamentares estão sensibilizados com o trabalho da entidade", afirma.
Ainda segundo o parlamentar, com a doação do terreno à entidade, a equipe de profissionais que prestam serviço para a associação vai poder aumentar o número de atendimento às famílias que necessitam de apoio ao autista. "Além de oferecer assistência e apoio aos pais, aos familiares e aos indivíduos com autismo, a entidade participa ativamente na mudança de pensamento e comportamento da sociedade. Essa doação do terreno é o suporte favorável que eles precisam", enfatiza.
AUTISMO
O autismo é uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
As características mais comuns verificadas nos autistas são: não estabelece contato com os olhos; parece surdo; pode começar a desenvolver a linguagem, mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno; age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros; ataca e fere outras pessoas mesmo que não exista motivos para isso; apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se, cheira ou lambe os brinquedos; e mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário