quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Carmen Zanotto quer ampliar atendimento a portadores de autismo

28/11/2011


Carmen Zanotto quer ampliar atendimento a portadores de autismo

Por: Roberto Emerich

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) apresentou emenda a Medida Provisória (MP) 550/2011, que garante aos portadores de autismo e seus familiares empréstimos subsidiados para a compra de equipamentos especiais. Originalmente, a MP garante o direito apenas aos portadores de deficiência e não inclui os autistas. Para Carmen, o distúrbio precisa ser observado e acompanhado pelo estado.

A medida autoriza empréstimos bancários para a aquisição de bens e serviços de tecnologia destinados a pessoas com deficiência. Eles poderão ser feitos por famílias com renda mensal de até dez salários mínimos. As instituições financeiras públicas federais serão subsidiadas pelos créditos concedidos.

Apesar de deixar em aberto o termo “deficiência”, no texto da proposta não fica claro que os autistas serão beneficiados com a medida. Carmen Zanotto lembrou que os autistas sofrem diversas dificuldades, assim como os deficientes físicos e intelectuais. Para ela, a medida é injusta por não atender a esse segmento da sociedade. “Só as famílias, que tem um autista no meio familiar, sabem o número de conflitos enfrentados pelo comportamento de quem sofre do distúrbio”, afirmou.

A deputada argumenta que os familiares e o autista precisam ser acompanhados e protegidos por meio das políticas públicas. A parlamentar defendeu ainda mais avanços para que os deficientes sejam vistos pela sociedade brasileira como cidadãos. Segundo ela, para que isso ocorra é necessário garantir estudo, trabalho e tecnologia de acessibilidade a essas pessoas.

A parlamentar mostrou otimismo em relação a emenda e acredita que ela será acatada pelo relator da matéria. “Eu entendo, e acredito, que a nossa emenda vai ser aceita na MP. Acredito porque existe uma demanda e um clamor da sociedade, em especial as famílias dos portadores de autismo, para que eles sejam incluídos dentro dessas políticas.

Fonte: Site PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário