sexta-feira, 13 de abril de 2012

Globo MInas Triangulo Mineiro Autismo dia A

02/04/2012 16h58 - Atualizado em 02/04/2012 16h58

Conscientização sobre o

 

 

autismo é 





realizada em Uberlândia



Dia 1º de abril é considerado o 'Dia Mundial do Autismo'.
Crianças e familiares receberam orientações no Parque do Sabiá.

Dia do Autista é lembrado desde 2008 (Foto: Reprodução/TV Integração)Dia do Autista é lembrado desde 2008
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Em comemoração ao 'Dia Mundial de Conscientização do Autismo', crianças e familiares compareceram neste domingo (1º) ao Parque do Sabiá, em Uberlândia. Na ocasião os presentes participaram de ações e receberam orientações sobre a convivência entre autistas e não portadores da doença. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 e, desde então, chama atenção para o transtorno.
A médica Rosângela Araújo é mãe de um menino portador de autismo e, apesar de atuar na área da saúde, não conhecia muito sobre a doença. “Meu filho não falava e isso me preocupava. Com 12 meses ele ainda não tinha adquirido a fala e não obedecia aos comandos quando a gente falava o nome dele”, contou.
Segundo a médica, desde então começou uma batalha, que mediante ao acompanhamento especializado, o menino tem hoje uma vida normal. "Nós conseguimos um tratamento baseado na terapia comportamental e ele se desenvolveu muito. Hoje, ele não deixou de ser uma criança com autismo, mas seu desenvolvimento é adequado", explicou.
De acordo com a psicóloga Liana Junqueira, estudos já conseguem apontar para o que pode causar a doença. "Hoje se fala que é uma questão neurobiológica e pode ser uma alteração nas funções do cérebro (nas conexões) e não na estrutura", disse. Ainda segundo a psicóloca, a mobilização relizada no dia do autismo é importante para que  a rede pública e demais órgãos possam ajudar mais as famílias que convivem com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário