sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Alfabetização – métodos inovadores e inclusivos

A equipe do Programa Especial esteve na Escola Dora Alonso, em Havana, para saber sobre o trabalho que realizam com as crianças.





A diretora da escola, Laude Cruz Camejo, fala o objetivo e os métodos utilizados: 
“O objetivo fundamental de nossa escola é realizar um estímulo precoce das crianças, com o objetivo de prepará-las para alcançar a inclusão educativa em outros contextos educativos. Seja dentro da educação regular, do ensino geral, ou da educação especial. No trabalho da escola, utilizamos alguns métodos, tais como o método de leitura global para a aprendizagem da leitura e da escrita. Estamos usando este método com um grupo de crianças e é dividido em diversas etapas. Primeiro imagem com imagem. Posteriormente, outra etapa é a associação da imagem com a palavra. E, posteriormente, a leitura global da palavra.”

Já a professora Laura Alvarez fala também dá o seu depoimento:
“Na primeira etapa, fazemos as coisas junto com a criança. Depois vamos tirando a ajuda, já não seguramos a mão toda, só colocamos os dedos aqui, como guia, para que a criança consiga fazer. E depois simplesmente mostramos a atividade que a criança vai realizar e a criança, compreendendo os códigos visuais, realiza a atividade.”

No quadro dica sobre a terapia cognitiva comportamental, que trabalha tanto a parte cognitiva quanto a parte comportamental das crianças com autismo. A psicóloga Roberta Marcello falou sobre essa terapia:
“Se a criança tem alguma fobia, algum medo, alguma dificuldade social, a gente vai trabalhar em cima dessa dificuldade. Então, se ela tem uma ansiedade para entrar na escola, a gente vai trabalhar essa ansiedade, ensinando técnicas de relaxamento, ensinando a criança a perceber o que a deixa ansiosa e a controlar esses pensamentos. Então, a gente está sempre trabalhando com esse foco e esse objetivo para minimizar esses sintomas e essas reações que causam ansiedade que acabam atrapalhando a criança no seu desenvolvimento.”


http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial/episodio/alfabetizacao-metodos-inovadores-e-inclusivos



Nenhum comentário:

Postar um comentário