quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Estudante revela seu fascinante mundo autista


19/11/2015 06:54 - Atualizado em 19/11/2015 06:54


O estudante de Jornalismo e escritor estreante Victor Mendonça tem 18 anos e lança nesta quinta (19) o livro “Outro Olhar – Reflexões de Um Autista”. Na publicação, chancelado pela Manduruvá Edições Especiais, Victor se mostra como um repórter em busca de informações dentro de si mesmo. E as consegue.
Por meio de textos objetivos, mas de sinceridade envolvente, ele informa como funciona a mente – e o coração – de uma pessoa que foi diagnosticada com “Síndrome de Asperger” (um dos “espectros” do autismo) aos 11 anos de idade.
Atualmente, Victor cursa Comunicação... Mas como isso é possível, poderia indagar os mais incautos? Afinal, o senso comum liga o autismo à fobia na socialização. E sim, Victor admite, de certo modo, essa característica. E o mais emocionante no livro é como ele enfrenta estas condições, buscando saídas, entendimentos.
Maturidade precoce
Leitor insaciável, Victor escreveu seu livro em seis meses. “Tempo suficiente para observar meu cotidiano, relembrar fatos do passado e entender como o autismo faz com que até situações banais sejam tão diferentes para mim. Também me dediquei, nesse período, a estudar a filosofia budista, que tem muita influência no meu livro".
Hoje, Victor é colunista no blog “Tudo Bem Ser Diferente” e mantém o programa semanal “Mundo Asperger”, na webradio do Uni-BH, onde estuda. Mais um passo para entender a socialização que clama pela nossa presença a cada respiro.
Mas, e no meio virtual, como se dá a socialização? “O meio virtual me fez ter contato com personalidades muito diferentes, inclusive entre autistas. Muitas pessoas me procuram nas redes sociais ou mandam e-mails para conversar sobre autismo, mas a comunicação ainda é desafio. É difícil fazer os assuntos renderem. Isso ainda me frustra um pouco”, admite, em português irretocável.
Depois de tantas conquistas, Victor diz que quer ser “independente” e seguir nesse processo de “autoconhecimento para vencer as peças que o autismo lhe prega”. “Me dá alegria ter a consciência de que sou protagonista da minha própria história e que posso direcioná-la para onde desejar”. Difícil, mas fascinante. Só isso.
Lançamento do livro “Outro Olhar”, de Victor Mendonça. Quinta-feira (19), a partir das 19h30, no Auditório e Espaço de Convivência do UniBH (Rua Diamantina, 567)

http://www.hojeemdia.com.br/almanaque/estudante-revela-seu-fascinante-mundo-autista-1.360915

Nenhum comentário:

Postar um comentário